top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila Anny

Porque a Patinação não faz parte dos Jogos Olímpicos?


foto : Erika Zanetti/ Campeonato Roller Games na China em 2017


A atual edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, apesar de estar sendo realizado esse ano em 2021, era pra ter acontecido ano passado em 2020, porém devido à pandemia do COVID 19, foi adiada. Contudo, o nome continua sendo Tokio 2020, pra manter a próxima, que já está confirmada, em Paris 2024. E desde 2019, o Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia anunciado 5 novas modalidades esportivas para serem adicionadas ao programa de competição, sendo elas: - Karatê

- Surfe

- Skate

- Escalada

- Softbol

- E por que a Patinação não está nessa lista ?

A Carta Olímpica, um documento que estabelece as condições para a realização de competições esportivas, indica que, para uma disciplina ser considerada olímpica, deve atender a alguns requisitos:


Para os Jogos Olímpicos de Verão:

- Ser amplamente praticado em um mínimo de 75 países e em quatro continentes por homens, e em um mínimo de 40 países e três continentes por mulheres.


Para as Olimpíadas de Inverno:

- Ser amplamente praticado em no mínimo 25 países e três continentes. OBS: a patinação de velocidade e a patinação artística fazem parte desta competição desde 1924. A patinação de velocidade em pista curta (short track) tem feito isso desde 1992.


Para ambos:

- Ter adotado e aplicado corretamente o Código Mundial Antidopagem.

- Seja aceito pelo menos sete anos antes das Olimpíadas, onde você planeja competir.

Embora a patinação sobre rodas seja reconhecida pelo COI e até mesmo fazendo parte dos Jogos Olímpicos da Juventude, foi mais uma vez deixada para trás entre as novas modalidades incluídas nos Jogos Olímpicos, e assim será pelo menos até Los Angeles 2028 , pois as edições anteriores já definiram os seus desportos convidados.


Além desses fatores, o COI observou a discrepância em recordes da Colômbia comparado aos outros países em campeonatos mundiais. Essa é considerada uma potência mundial graças ao seu recorde de medalhas conquistadas em campeonatos mundiais: um total de 773 medalhas (sendo 365 de ouro, 234 de prata e 174 de bronze), sendo seguido pelos Estados Unidos que conquistaram 228 medalhas.

Por fim, o presidente do Comitê Olímpico Colombiano, Baltasar Medina, afirmou que uma alternativa para que a patinação de velocidade participe dos Jogos Olímpicos é que um dos países sede ofereci um lugar como esporte convidado. Continuaremos esperançosos para que até 2028 já tenhamos conseguido ingressar no maior evento esportivo do Mundo.



103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page