top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila Anny

Conheça as 10 modalidades da Patinação !

Sabe quando você fala pra alguém que é patinador ?

“A sei, aquele no gelo né?” - Não

“Ah, então é aquele dança ?” Também não

“ Faz aquelas manobras ?”


- Você sabe quantas modalidades de patinação existem ?

Segue a leitura para descobrir 10 modalidades de patinação :



1° FITNESS

Instagram da foto: @rollerblade

É a prática de patinação usada como forma de recreação para passeios ou até mesmo como esporte para perder gordura e aumentar a musculatura das pernas e glúteos e ajudar no equilíbrio. É o mais comum atualmente no Brasil. 

2° URBAN/ FREESTYLE

Instagram da foto: @ben.brllnt

Patinação de estilo livre, como o próprio nome já diz, não existem muitas regras nessa modalidade, o objetivo é sair por ai patinando, saltando, fazendo manobras, zigue-zagues, como quiser patinar.

3° SLALOM:

Instagram da foto: @jujuba.anjos_

Essa modalidade consiste em realizar manobras desviando de cones com distâncias padrões. Percebemos uma diferença do patins fitness nas rodas, para garantir um movimento lateral brusco, sem que o pé perca apoio as rodas do meio são um pouco maior que as da ponta (80mm no meio e 76 nas pontas).

4° AGRESSIVE/ VERTICAL:

Instagram da foto: @danilosennainline

Eita que essa é uma das mais perigosas, o pessoal dessa modalidade faz uns saltos em escadarias, deslizam por corrimãos, bancos, paredes, canos, eles gostam mesmo dos desafios. Para isso, os patins têm apenas duas rodas: a primeira e a última que são um pouco menores que as normais (56 a 61 mm)  e a bota também é mais reforçada para aguentar os impactos. 


5° DOWNHILL:

Instagram da foto: @arielematias

Já esse é aquela galera que gosta da velocidade mesmo !!
Eles descem ladeiras, estradas e serras só de patins ! Na verdade, não é só de patins não kkkk, eles precisam usar um capacete fechado, macacão de motovelocidade e luvas específicas. E os patins podem ter 3, 4 ou até mesmo 5 rodas. 

6° VELOCIDADE :

Instagram da foto: @netfelixbr

Ah, até que enfim. Sou suspeita pra falar porque além de ser um esporte olímpico,essa é a nossa modalidade, somos apaixonados pela velocidade, mas diferente do downhill não temos ladeiras ou serras. E dentro da modalidade ainda temos muitas variações:  provas curtas (100m ate 1km) provas longas (20km ate 40km), temos competições em pistas e em ruas. Nossa bota é mais baixa que as botas fitness permitindo dobrar o tornozelo proporcionando uma técnica melhor.

7° VELOCIDADE NO GELO

Instagram da foto: @lari_atleta

Uma modalidade que participa das Olimpíadas de Inverno, e assim como a velocidade nas rodas temos variações: O short track difere da patinação de velocidade convencional por ser realizada em pistas menores ( parecido com o tamanho de quadras, igual da Artística e do Hockey) e por ter largada coletiva e competição dividida em várias fases. Já o long track tem uma pista oval específica de 400m, e com exceção dos 500m as outras provas são todas individuais contra o relógio.


8° HOCKEY

Instagram da foto: @xandee02

Também é um esporte olímpico e consiste em dois times de 6 jogadores que patinam e usam tacos (sticks) para movimentar um disco de ferro (puck). O  objetivo é fazer gols (colocar o disco dentro na baliza do outro time). 

9° ARTÍSTICA QUAD:

Instagram da foto: @bruwurts

Ah, eu amo assistir essa!! Parece ballet, só que de patins e isso permite uns saltos muitos legais e que devem ser bem difíceis. Eles seguem uma coreografia sincronizados com a música, pode ser individual ou com um parceiro, existem 7 saltos (axel, ritberg, lutz, flip, toe loop, salchow, euler) e 4 corrupios principais (interno de costas, interno de frente, externo de frente e externo de costas) podendo estes serem executados em várias posições. A bota do patins deles é mais alta e a posição das rodas são duas paralelas na frente e duas paralelas atrás. 


10° ARTÍSTICA GELO

Instagram da foto: @iceacademyofmontreal

Bem parecida com a anterior, porém agora no gelo então não temos mais as rodinhas nos patins, e sim lâminas (tendo que tomar mais cuidado quando em dupla porque a lâmina pode cortar o/a parceiro (a)). Além disso, uma curiosidade interessante é que até 1990 os patinadores eram avaliados também pelas figuras que faziam no gelo. 
















10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page